A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT), o Sindicato Nacional de Aeronautas e os sindicatos de aeroviários (incluindo o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre) reuniram-se, nesta quarta-feira (21/10), com o sindicato patronal das empresas aéreas, para dar início às negociações da campanha salarial 2015/16.
Na terça-feira (20/10), foi realizada reunião de negociação entre os representantes dos trabalhadores e a Associação Brasileira das Companhias Aéreas (Abear).
Nesta quarta-feira (21), pela manhã, aconteceu a primeira rodada de negociação com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), que apresentou um estudo da Abear sobre o cenário econômico das companhias aéreas no Brasil, deixando entender que não há dinheiro para atender às reivindicações das categorias devido à crise no país. Os sindicatos de trabalhadores deixaram claro que são contrários a essa tese. Na próxima rodada, agendada para 10 de novembro, será apresentado um estudo feito pela assessoria do Dieese, cujos dados desconstróem essa tese das empresas.
À tarde, os representantes dos trabalhadores reuniram-se na sede da Fentac/CUT, para avaliar a primeira rodada. As reuniões com as empresas estão sendo realizadas na sede da Abear, em São Paulo.
A reivindicação das categorias junto ao SNEA é um reajuste salarial de 15% e o aumento de 20% nos pisos salariais e nos vales alimentação e refeição. Os trabalhadores defendem que a crise por que passa o país não justifica achatamento salarial, uma vez que as empresas têm condições de garantir esses aumentos, já que o setor vem crescendo ano a ano, bem acima do crescimento do PIB, ao longo da última década. Caso as empresas não permitam avanços nas negociações, os sindicatos estão preparados para realizar protestos nos aeroportos e até mesmo paralisações, se necessário.
Os aeroviários são os funcionários das companhias aéreas (como a TAM, Gol, Avianca, Azul) que atuam em terra, além daqueles que atuam em empresas de manutenção (como a TAP ME) e de serviços auxiliares (como a VitSolo, Swissport, Orbital, AirSpecial, ProAir, Sea, Cia Interiores). Os aeronautas são os tripulantes das companhias aéreas (pilotos, copilotos, comissários/as de voo).
A data-base das categorias é 1º de dezembro. As negociações visam a recuperação das perdas inflacionárias mais ganho real sobre os salários, pisos e demais benefícios econômicos de cerca de 70 mil trabalhadores no país.
TÁXI AÉREO – Na quinta-feira (22), os sindicatos e a Fentac/CUT iniciam as negociações com o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (SNETA), representando 50 mil aeronautas e aeroviários que atuam nesse segmento.