Em assembleia geral extraordinária realizada na quinta-feira (16/7), os aeroviários da TAP ME aprovaram por 446 votos favoráveis e 122 contrários a realização de acordo.
Com a decisão, o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre irá firmar o acordo, relacionado às horas extras, com vigência até 31 de dezembro.
O acordo é fruto de debate com a categoria (que rejeitou a primeira proposta em assembleia e exigiu contrapartidas trabalhistas) e negociação com a empresa. O texto final garantiu aos trabalhadores: estabilidade por seis meses; que as horas de fisioterapia em caso de acidente de trabalho não sejam descontadas; que o setor de Pintura fique fora do acordo (valendo a CCT); não imposição dos dias de folga por parte da empresa; entre outras.
Diante de mais uma demonstração de boa vontade da maioria dos trabalhadores com a situação financeira da TAP ME, o Sindicato espera que a direção da empresa valorize essa postura e promova mudanças corretas na sua gestão.
Se é preciso apertar o cinto, o exemplo deve vir dos gestores, e o Sindicato é sempre cobrado pelos trabalhadores sobre isso. “É preciso acabar com o ambiente injusto de trabalho, onde pessoas recebem promoções indevidas e gerentes vêm de outras bases sem necessidade, gerando despesas de hotel, transporte e diárias”, ressalta o Sindicato.