O Sindicato convoca toda a categoria para a Assembleia Geral Extraordinária que será realizada nessa quinta-feira (5/12), à tarde, na sede da entidade (Rua Augusto Severo, 82).
Os assuntos em pauta são extremamente importantes e exigem a participação massiva dos trabalhadores. Em jogo estão a não redução de salários dos aeroviários e a defesa do direito dos trabalhadores de lutar por melhores condições de trabalho. Também será debatida na assembleia a campanha salarial deste ano.
A pauta principal da reunião é a aceitação ou não do acordo proposto pela Azul Linhas Aéreas. A empresa quer reduzir os salários dos aeroviários que vieram da Trip, como contrapartida à aplicação do adicional de periculosidade. Todavia, a aceitação desse acordo pode abrir um precedente muito perigoso, alertam os sindicalistas, pois outras companhias poderão usá-lo como argumento para reduzir salários.
A lei brasileira estabelece que nenhum trabalhador pode ter seu salário reduzido. Essa é uma garantia a todos os trabalhadores no país. Assim, a aprovação do acordo coloca esse direito em xeque.
A outra alternativa seria garantir aos trabalhadores da Azul equidade com os salários praticados na Trip, para as mesmas funções, mais o adicional. Mas a empresa quer evitar ter que aumentar o salário da maioria.
Por essa razão, mesmo sendo um assunto dos trabalhadores da Azul e da Trip, ele acaba sendo importante para todos do setor.
Além dessa pauta, o Sindicato quer debater com os aeroviários a situação na TAP M&E Brasil, que demitiu cerca de 20 aeroviários na terça-feira (3/12), em represália aos protestos que vêm ocorrendo nas últimas semanas, por melhores condições de trabalho e salários.
O andamento das negociações com as companhias aéreas da Aviação Regular e do Táxi Aéreo também será relatado e debatido na assembleia.
A primeira convocação acontece às 16h30min. A segunda, às 17 horas. O Sindicato conta com a presença de todos.