O Sindicato iniciou suas atividades em 1985, como Associação. De lá pra cá, a trajetória de lutas da entidade em defesa dos aeroviários já soma mais de 28 anos.
E todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que ampliam direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) são fruto dessa luta da entidade e da categoria, das greves, protestos, mobilizações.
Muitos trabalhadores que estão chegando agora ao setor aéreo, no entanto, não sabem que a CCT foi construída com luta, e acham que os direitos nela expressos foram oferecidos pelas empresas. As empresas também ajudam a confundir o trabalhador, porque nunca contam a história de fato, e apresentam essas conquistas como “vantagens” de suas vagas de trabalho.
Alguns dos itens mais importantes dos direitos dos aeroviários expressos na CCT, como as horas extras com adicional de 100% e 150%, o adicional noturno e a cesta básica foram garantidos durante as negociações das campanhas salariais.
E hoje, lutamos para garantir o direito ao adicional de periculosidade e insalubridade, inclusive na Justiça, para o maior número possível de aeroviários.