O objetivo da Anac é adequar as normas atuais à realidade das funções e do mercado na aviação, atualizando os regulamentos sobre formação de mão-de-obra, grade curricular, manuais e normas.
Os sindicatos cutistas de trabalhadores estão participando das discussões e contribuindo com estudos sobre as funções de aeroviários, propondo mudanças nos regulamentos. A Anac ainda não posicionou-se quanto à demanda dos mecânicos, encaminhada pelo Sindicato, relativa à contagem de tempo de experiência para a obtenção da carteira junto à Agência.
Todavia, a atuação da Anac também tem resultado em mudanças desastrosas para trabalhadores e passageiros, uma vez que várias medidas prejudicaram a segurança operacional.
A Agência está permitindo que a VRG/Gol transforme todo o trabalho realizado pelos despachantes técnicos em uma tarefa remota. A companhia já demitiu centenas de trabalhadores nessa função.
Outras centenas de comissários de voo estão vendo seus postos de trabalho desintegrarem-se em várias companhias, após a Anac permitir um comissário a menos nas aeronaves com até 150 assentos.