Em assembleias nestas segunda e terça (16 e 17), a categoria compareceu, atendendo o chamado do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, e votou pela aprovação da pauta de reivindicações proposta pela entidade.
Ao total, 98,6% dos trabalhadores aprovaram o documento, com apenas 1,4% de abstenções. Dentre as lutas propostas pelo Sindicato, estão o reajuste dos itens econômicos pela inflação dos últimos 12 meses acrescidos de um ganho real de 3%, além de diversas modificações nas cláusulas sociais já existentes e a adição de novas cláusulas. Conforme destacado anteriormente pelo Sindicato, dentre os destaques da pauta, estão:
– Garantia de emprego, por três anos, às vésperas da aposentadoria. Esta era uma cláusula que, com 15 anos de empresa, garantia o emprego do aeroviário que estivesse prestes a se aposentar. Agora, a direção do Sindicato propõe que esse tempo de empresa necessário para ativação da cláusula seja reduzido para 5 anos, dada a modificação do panorama do emprego e maior fluidez do mercado de trabalho nos últimos anos;
– Garantia de vale-alimentação no valor de R$ 809,77, a ser pago até o dia 20 de cada mês pelas empresas;
– Inclusão de convênio médico para dependentes diretos com 100% de subsídio mensal;
– Para auxiliar no combate à violência doméstica, uma cláusula que garante 7 dias de afastamento remunerado, com vale-refeição garantido, está sendo proposto pelos sindicatos. Na redação proposta pelas entidades, bastará que a vítima apresente boletim de ocorrência para garantir o direito;
– A inclusão de um auxílio para maquiagem na cláusula que trate sobre uniformes, com um auxílio trimestral de R$ 420. O entendimento da direção do Sindicato é de que, dada a obrigatoriedade do uso de cosméticos pelas empresas, esse auxílio se faz necessário.
Após a aprovação dessa pauta pelos trabalhadores, representantes do Sindicato foram para São Paulo protocolar, junto às empresas, os documentos necessários para o início das negociações. Tanto o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) quanto a LATAM já receberam os documentos.
Agora, o Sindicato busca organizar um calendário de encontros tanto com o SNEA como com a LATAM. A entidade, juntamente aos outros sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC) que representam aeroviários, já entregou também uma proposta com algumas datas para esses encontros, e agora aguarda o retorno dos representantes das empresas.
Com isso, aproximam-se as mesas de negociação e a segunda fase da Campanha Salarial 2024/2025, onde os diretores do Sindicato buscarão repor os prejuízos que vem sofrendo a categoria desde a pandemia. Para a entidade, é chegado o momento de ganhar mais, ter aumento no poder de compra, ter mais direitos e avançar, e para isso, conta com a participação da categoria nas próximas assembleias. “Está iniciada a Campanha Salarial, vamos para a luta”, afirmam os diretores do Sindicato.
Confira mais fotos: