Aeroviários da LATAM aprovam proposta de ACT por ampla maioria

0

Em assembleias realizadas na última quinta (21) e sexta-feira (22), os aeroviários e aeroviárias da LATAM compareceram e fizeram valer a sua vontade votando por aceitar a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pela empresa. Com 85,4% dos votos, os trabalhadores da aérea agora têm, por dois anos, um ACT que define uma série de direitos e índices econômicos.

Os salários de dezembro (pagos em janeiro) já receberão o reajuste equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos doze meses mais um ganho real de 0,5%. Pisos e vales terão o mesmo reajuste do INPC, mas acrescidos de um ganho real de 3%.

Extensão do auxílio-creche, redução do banco de horas de 75h para 50h e mais abonos de falta pra acompanhamento da companheira gestante são algumas das principais mudanças sociais aprovadas pela categoria.

A maior queixa dos trabalhadores e trabalhadoras sobre essa proposta que foi aprovada foi a validade dos termos por dois anos. Para os trabalhadores, não ter a possibilidade de ter um aumento maior em 2025 foi a grande desvantagem dessa negociação. O Sindicato reforçou para os trabalhadores que este ponto será levantado nas negociações bimestrais que acontecem já em breve, e que buscará levar a voz dos aeroviários para essas mesas de reunião.

O Sindicato agradece a participação de toda a categoria que, mesmo com diversos trabalhadores deslocados para outras bases, atingiu um total de quase 150 votantes, que ouviram, discutiram e construíram de forma democrática esse resultado.

Confira mais fotos:

Share.

Leave A Reply

1 + 5 =