Dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo promove o debate sobre a saúde mental e busca a redução dos estigmas sobre o sofrimento emocional. Para a categoria aeroviária, trabalhadores que sofrem com grande pressão e carregam a responsabilidade da aviação em suas costas, esse debate é de suma importância.
Ser o indivíduo que carrega o peso de garantir uma parcela da segurança de voo não é uma tarefa simples. Todos os dias, aeroviários e aeroviárias tomam cuidado de vidas que vão para lá e para cá, e essa função vem carregada de uma pressão muito grande.
O principal ponto desse debate sobre saúde mental deve ser o reconhecimento da necessidade de buscar ajuda, acredita o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre. “Quando as coisas não vão bem e pensamentos muito negativos começam a nos atrapalhar, precisamos de auxílio profissional qualificado. Essa é a hora de buscar ajuda”, pontua a direção da entidade.
A saúde mental não deve ser um tabu no trabalho, e faz parte do papel das lideranças desse ambiente e também do Sindicato frisar constantemente essa necessidade.
Para o trabalhador que encontra-se em sofrimento, a direção coloca seus ouvidos à disposição para auxiliar da forma como for possível. “Vamos juntos construir um ambiente de trabalho mais saudável e humano, que compreenda nossos momentos e que nos ajude a atravessá-los. Vamos por mais saúde mental nesse Setembro Amarelo”, finaliza a direção do Sindicato.