Com o tema “Nós Movemos o Brasil”, o seminário de campanha salarial, que todos os anos antecede o início das negociações por direitos e reajustes com as empresas, aconteceu na última quarta (21) e quinta-feira (22), em São Paulo, na sede do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos.
O objetivo do encontro foi montar uma pauta unitária de reivindicações para a Campanha Salarial 2024/2025, construída através do debate e do diálogo entre os presentes.
O Seminário contou com a presença dos Sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC), do supervisor técnico do Escritório Regional do DIEESE em São Paulo, Fernando Lima, da advogada especialista em direito trabalhista e sindical, doutora Adriana Ribeiro e também do Secretário Nacional de Transportes e Logística da CUT, Wagner Marron.
Com destaque para a desvalorização salarial dos trabalhadores da LATAM, sem deixar de notar que os salários nas outras aéreas também estão abaixo do que esperam os representantes dos trabalhadores, o presidente do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, Celso Klafke, afirma que este é o principal desafio para as negociações que virão.
Suscitado pela tragédia recente envolvendo o voo da VoePass, a segurança de voo foi outra preocupação que ocupou o debate entre os representantes dos trabalhadores. Entre os presentes, o consenso é de que a valorização profissional é uma etapa fundamental para garantir essa segurança, já que boa remuneração tende a garantir mão de obra qualificada.
Agora, o próximo passo é a organização do Sindicato para a realização de uma assembleia com os trabalhadores para a aprovação do que foi discutido no seminário. Após essa assembleia, a pauta de reivindicações será entregue para as empresas aéreas e as primeiras reuniões da Campanha Salarial 2024/2025 serão agendadas.
Confira mais fotos do seminário: