Desde o começo de junho a sede do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre está mais movimentada com o trânsito de carretas, caminhonetes e voluntários. A Central de Abastecimento das Cozinhas Solidárias e a iniciativa A Fome Tem Pressa são os responsáveis por transformar a casa dos trabalhadores aeroviários em uma concentração de esforços para atender os que foram atingidos pelas enchentes.
A Central de Abastecimento das Cozinhas Solidárias, em funcionamento no salão de festas do Sindicato, é uma iniciativa que está na linha de frente do suporte para a alimentação dos atingidos. O objetivo dessa Central é identificar as necessidades e abastecer as cozinhas que estão localizadas nos abrigos, além de fornecer alimentos para outras cozinhas comunitárias.
Já a iniciativa A Fome Tem Pressa está instalada na churrasqueira do Sindicato, está produzindo de 200 até 250 marmitas todos os dias, alimentos esses que também estão sendo distribuídos para os atingidos pelas enchentes.
Segundo Rogério Dalló, um dos coordenadores do projeto, são toneladas de alimentos que estão sendo distribuídos para mais de 150 cozinhas solidárias cadastradas, atendimento esse que só está sendo feito pela criação desta que ele chama de “mini-CEASA”, em alusão à Central de Abastecimento (CEASA). Rogério ainda agradeceu os sindicatos parceiros e também a categoria aeroviária pelo apoio.
Para manter em funcionamento essas duas estruturas, a sede do Sindicato está sendo palco de trabalho constante de voluntários, com carga e descarga de veículos pesados, separação e armazenamento de todos esses alimentos que serão distribuídos ou preparados na cozinha.
Os diretores do Sindicato também estão ajudando ambas as iniciativas, seja somando diretamente nos esforços com os voluntários ou auxiliando no que for necessário com relação a sede da entidade.
O Sindicato ainda relembra que a Central de Abastecimento das Cozinhas Solidárias é uma parceria do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre (STIMEPA), do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (Sindbancários), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), do Levante Popular da Juventude e da União das Associações de Moradores de Porto Alegre (UAMPA).
A direção do Sindicato alegra-se de poder auxiliar quem mais precisa nesse momento, ajuda essa que só é possível porque por quase 40 anos os aeroviários gaúchos mantiveram e investiram nessa sede sindical que hoje pode proporcionar um bom espaço para esse tipo de iniciativa.