Nesta segunda (20), das 7h às 18h, os aeroviários da LATAM puderam votar e decidiram, com 99% dos votos, por aprovar a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) negociada com representantes da empresa pelo Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre.
Com a aprovação os trabalhadores receberão o reajuste equivalente à inflação somado ao abono na forma de meio salário-base. O vale-refeição (VR) das jornadas de 4, 6 e 8 horas também foi reajustado, assim como o VR da prorrogação de jornada por horas extras, que não terão descontos no contracheque por fruto de “muita luta e esforço na negociação”, segundo os diretores do Sindicato.
Duas outras lutas muito antigas dos aeroviários da LATAM passaram a se tornar direitos conquistados com a negociação dessa Campanha Salarial 2023/2024, é o caso do auxílio-creche para todos aeroviários e da folga no aniversário, além ainda da manutenção da folga agrupada todos os meses.
O Sindicato afirma que conseguiu, na mesa de negociações, barrar o que havia de pior na proposta original da empresa, negociando por consecutivas reuniões, até que a proposta que foi votada pelos trabalhadores fosse alcançada.
A direção da entidade agradece a mobilização e o voto de todos os aeroviários e aeroviárias da LATAM, e afirma que “em uma decisão importante como essa, todos os votos são muito importantes para que tenhamos uma decisão bastante democrática”. A direção ainda relembra que, terminada essa Campanha Salarial, já inicia-se uma nova, mobilizando e fortalecendo o Sindicato através da associação de novos trabalhadores. “Não paramos nunca. Em alguns meses já iniciamos as reuniões bimestrais e voltamos a discutir mudanças econômicas e de direitos e devemos estar fortes para este debate”, finaliza a direção sindical.
Confira mais fotos da assembleia: