Os processos individuais e coletivos iniciados antes da decretação de falência da Vasp já estão sendo liberados. O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre solicita a todos os trabalhadores da antiga companhia a ficarem atentos às publicações no site.
A demora na liberação dos recursos não significa que seja necessário procurar novos procuradores ou advogados. Cada vara da Justiça tem um andamento diferente, e a velocidade do decorrer dos processos independe dos profissionais envolvidos. Portanto, a demora não será solucionada por um advogado diferente. Todas as ações representadas pelo Sindicato estão correndo normalmente e nenhuma apresenta problemas.
Vem causando preocupação à direçâo do Sindicato o fato de que alguns advogados estão assediando trabalhadores aeroviários para ingressarem ou assumirem suas causas, e poderão prejudicar esses trabalhadores. O Sindicato assume total responsabilidade pelas causas movidas pelos seus advogados, mas não se responsabiliza por profissionais não vinculados à entidade.
É importante esclarecer que, das causas movidas pelo Sindicato, a maioria esmagadora das ações foi vitoriosa. Boa parte desse mérito se deve à escolha de advogados experientes em defender os direitos da categoria aeroviária. Por isso, a entidade recomenda aos trabalhadores que, antes de mover qualquer ação trabalhista, consultem os advogados associados ao Sindicato.
A direção acompanha os processos judiciais com cuidado e zelo, mas só tem condições de acompanhar processos movidos através da assessoria jurídica da entidade.