Sem planejamento, segurança ou uniformes

0

A prevenção de acidentes de trabalho na TAP ME vem piorando a cada dia. Desde o ano passado, a empresa tem a posse dos mapas de risco dos setores, mas só recentemente os afixou nos setores, ocultando-os durante quase um ano, impedindo assim o acesso do trabalhador a essas informações, ou da fiscalização. A empresa não investe em planejamento de Segurança no Trabalho, nem no setor de Recursos Humanos.
tapme

Equipamentos como macacos hidráulicos estão irregulares, as ferramentas seguem precarizadas, faltam balanças, os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) estão sem Certificado de Aprovação (C.A.), defasados, irregulares, e os trabalhadores continuam sendo expostos a riscos desnecessários. A empresa não possui Brigada de Incêndio e não oferece curso para os funcionários. Quando a fiscalização visita a TAP ME, funcionários são instruídos a mentirem e omitirem questões.

Antigamente, a empresa realizava duas reuniões mensais da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA): uma para prevenção, outra para investigação. Agora, realiza apenas uma reunião mensal, diminuindo as horas de debate. Faltam também muitos itens de uniforme para os trabalhadores.

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre vem acompanhando esses problemas há anos, buscando junto à empresa uma mudança em sua postura. A entidade também já denunciou a TAP ME aos órgãos competentes, diante das irregularidades, e segue na luta por providências.

UNIFORMES – A direção da TAP ME cobra de seus funcionários o uso de uniformes, mas há mais de dois meses os itens estão em falta. A empresa chega a oferecer calça nº 52 pra quem usa nº 38, o que é totalmente irregular. O Sindicato está atento e solicita aos trabalhadores que comuniquem à entidade qualquer advertência relacionada ao não uso desses itens.

Share.

Comments are closed.