A TAP ME comunicou aos trabalhadores, na última sexta-feira (28/8), que está com problemas junto à operadora do plano de saúde coletivo, a Unimed. Segundo a TAP ME, a Unimed cobra uma dívida de R$ 3 milhões, que a empresa não reconhece.
A operadora começou a avisar os conveniados que estão em tratamento médico contínuo que o convênio irá valer apenas até o dia 31 de outubro.
Diante desses fatos, o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre entrou em contato com a direção da empresa, e em conversa telefônica com a vice-presidente de Finanças, Gláucia Loureiro, foi informado que a TAP ME está negociando uma solução e também consultando outras Unimeds e operadoras. Além disso, a empresa busca incluir nessa discussão os novos donos do grupo TAP, do consórcio que inclui a Azul Linhas Aéreas.
O Sindicato defende a manutenção do convênio nos moldes atuais, com a mesma operadora, condições financeiras e coberturas. A categoria precisa ficar atenta e preparada para mobilizar-se, se necessário, em defesa da manutenção do plano de saúde.
Os aeroviários já estão adaptados à Unimed e sua rede credenciada, realizando tratamentos, e gostam da qualidade do serviço oferecido pela operadora. Já houve experiência com outras operadoras e nenhuma foi positiva, ressalta o Sindicato.
O comunicado já gerou desconfiança e insegurança entre os trabalhadores, que estão receosos de surpresas indigestas. Assim, o Sindicato espera que a TAP ME seja consciente da importância da manutenção desse plano e os prejuízos que qualquer mudança irá causar no ambiente de trabalho.