Quem vai levar a TAP?

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A TAP Portugal, incluindo sua subsidiária TAP ME Brasil estão sendo vendidas, em um processo de privatização que está agora na sua reta final, conduzido pelo governo português.

Nesta quarta-feira (20/5), a TAP deve apresentar seu parecer técnico sobre as propostas de compra dos três interessados em comprar a TAP: David Neeleman (Azul), Germán Efromovich (Avianca) e Miguel Pais do Amaral.

Neeleman oferece aumentar o capital da TAP em dinheiro e usar essa liquidez para adquirir 53 aeronaves. Aos trabalhadores, oferece partilha nos lucros de 10% a 20%. Sua proposta leva em consideração a recuperação da TAP ME Brasil. 

Efromovich oferece 250 milhões de euros, 12 aeronaves e vantagens para o Aeroporto de Beja, em Portugal, além de partilha nos lucros para os trabalhadores na ordem de 10%. Pais do Amaral oferece 325 milhões de euros pagos à vista.

Nesta sexta-feira (dia 22), a Parpública, a holding estatal que detém as ações da TAP, apresentará seu parecer sobre as três propostas, do ponto de vista da admissibilidade jurídica e das mais-valias financeiras, que será um indicativo da decisão final do governo. Essa decisão está prevista para o dia 28 de maio, durante reunião ministerial. A previsão é de que o processo de privatização seja concluído em junho.

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre seguirá na luta em defesa dos empregos na TAP ME Brasil e assim fará diante do vitorioso nessa negociação, caso a privatização da TAP se concretizar.

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