Dirigentes da Fentac e dos sindicatos que integram a Federação participaram, nos dias 13 e 14 de abril, do Encontro dos Trabalhadores da Rede Latam (fusão entre a chilena LAN Airlines e a brasileira TAM Linhas Aéreas).
A atividade promovida pela Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) foi realizada em Santiago, no Chile.
O evento reuniu aeroviários e aeronautas do Brasil, Paraguai, Chile, Argentina, Peru, Colômbia, Equador e Panamá. Foram discutidos temas como: adicional de periculosidade, campanha salarial, questões específicas dos aeronautas, PL 4330, aliança da Avianca/Taca, práticas antissindicais, entre outros. Também foram compartilhados os calendários de luta das entidades, além do apoio à greve dos trabalhadores da Lan Express, que estão sofrendo com péssimas condições de trabalho e baixos salários.
Foi realizada uma marcha até o palácio do governo chileno, onde foi entregue uma carta endereçada à presidente da República, Michelle Bachelet , alertando sobre os possíveis atrasos e cancelamentos de voos da LAN e TAM durante a Copa América.
No evento, os secretários da saúde dos sindicatos ligados à Fentac propuseram que o seminário internacional de saúde do trabalhador, que será realizado por iniciativa da ITF, aconteça no Brasil. Os participantes aprovaram a proposta e o seminário foi marcado para agosto, no Rio de Janeiro.