A TAP ME está deixando de lado a ficha da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que sempre foi uma ferramenta de extrema importância à prevenção de acidentes.
Antigamente, o preenchimento dessa ficha era realizado na secretaria de cada setor, ou pelo próprio trabalhador acidentado ou adoentado em conjunto com sua chefia imediata, logo após passar por consulta médica. Com a ficha, a CIPA obtinha todos os dados necessários para debater os casos de acidente ou doença ocupacional, investigá-los no setor onde ocorreram e planejar medidas preventivas. O Sindicato também recebia as informações para fiscalizar as condições de saúde e segurança no Trabalho. Sem o preenchimento das fichas, a CIPA fragiliza a investigação dos acidentes e o Sindicato tem sua atuação prejudicada.
As fichas ficavam no balcão de cada setor; agora, são encontradas apenas na sala da CIPA ou na intranet, mas não há divulgação ou estímulo ao seu preenchimento. A realização de apenas uma reunião mensal dos cipeiros também dificulta o debate e a definição de medidas preventivas.
O SESMT e o setor de Recursos Humanos também têm atuado com morosidade na investigação dos acidentes e na emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).
O Sindicato orienta os trabalhadores a cobrarem uma cópia da ficha da CIPA e realizarem seu preenchimento com as chefias. Os aeroviários devem também denunciar à entidade qualquer atraso na emissão da CAT ou omissão em relação à investigação ou prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho.