Sindicato cobra da TAP ME adoção de medidas adequadas ao controle de calor

0

O Sindicato reuniu-se, na última segunda-feira (3/2), com a direção da TAP ME para debater as reivindicações dos trabalhadores. Na ocasião, A entidade exigiu providências urgentes no sentido de reduzir o calor excessivo em várias áreas da empresa, conforme anexo 3 da NR-15, incluindo hangares, almoxarifado e oficinas. A situação já foi denunciada à SRTE, que deve realizar em breve nova fiscalização na TAP ME.

O Sindicato também solicitou que seja feito um escalonamento para as contribuições ao plano de saúde, para os trabalhadores cujos salários ficaram acima do teto que garante o pagamento simbólico de um real. Pediu ainda a implantação imediata de regras claras para o Plano de Carreira, e a revisão dos salários de forma a adequá-los ao mercado, que tem remunerado muito melhor do que a TAP ME os profissionais com formação técnica que atuam na manutenção e outras áreas. (Vide matéria sobre mercado de trabalho no G1 e na Folha).

Os sindicalistas pediram sensibilidade da TAP ME em relação ao reajuste salarial, para que a empresa aplique o INPC de imediato e cumpra o acordo que vier a ser assinado com o sindicato patronal das empresas aéreas. A maioria das empresas do setor já inclui na folha esse índice.

A direção do Sindicato relatou que a CIPA comunica ao SESMT questões referentes à segurança, ao calor e ao cumprimento da NR-15, mas não são tomadas providências.

No setor de motores, por exemplo, há trabalhadores da área de limpeza que vem sendo expostos a riscos. Participaram da reunião os vice-presidentes Gláucia Loureiro e Eng. Valter, e por videoconferência os gerentes Rita e Rodrigo.

Share.

Comments are closed.