MPT considera gravíssimas as irregularidades na Swissport e afirma representatividade do Sindicato

0

O Sindicato participou nesta quarta-feira (22/01) de reunião de mediação com a Swissport no Ministério Público do Trabalho (MPT). O procurador do MPT considerou a postura da empresa irregular e gravíssima.

Ele reafirmou que os funcionários da Swissport são aeroviários e que o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre é o legítimo representante dos trabalhadores na base do RS. Além disso, salientou que o Sinteata é uma entidade municipal no Estado de São Paulo e a Fenascom sequer está formalizada. Uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho, a favor do Sindicato, também garante a representatividade da entidade.

O procurador questionou a Swissport sobre a reintegração do aeroviário demitido como retaliação aos protestos em Porto Alegre, ressaltando que no Rio de Janeiro a empresa reintegrou os funcionários demitidos pelo mesmo motivo. Foram questionadas a postura antissindical da empresa e a não homologação de rescisões, o que impede os trabalhadores de requerer FGTS e seguro desemprego.

Quanto ao delegado sindical Carlos Centeno, o MPT irá abrir inquérito para investigar a denúncia de assédio moral apresentada pelo Sindicato. O representante da Swissport comprometeu-se a apresentar uma posição formal da empresa quanto à reintegração em até dois dias. A empresa, até o momento, não repassa as mensalidades dos aeroviários sócios ao Sindicato.

Share.

Comments are closed.