O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre participou, em 17 de outubro, da primeira rodada de negociação com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA).
A reunião foi realizada no Rio de Janeiro e contou com a presença dos dirigentes dos demais sindicatos de aeroviários, da Fentac e do Sindicato Nacional dos Aeronautas.
Os trabalhadores entregaram a pauta de reivindicação para o sindicato patronal no final de setembro, visando agilizar as negociações e evitar a alta temporada. Contudo, o calendário proposto pelo SNEA atrasa bastante o processo de negociação e impede que a campanha tenha um desfecho antes de dezembro. A data-base das categorias é 1º de dezembro.
O representante do SNEA, Odilon Junqueira, disse que as empresas entendem que ainda é cedo para negociar os índices econômicos. As empresas comprometeram-se a apresentar uma proposta sobre os itens sociais em 12 de novembro, e sobre os itens econômicos em 21 de novembro.
Além de Junqueira, participaram da reunião representando as companhias aéreas diretores de Recursos Humanos da TAM, Azul, Gol e Avianca.
O Sindicato ressalta que a mobilização da categoria será essencial para acelerar e obter êxito nas negociações com as aéreas. A campanha salarial é unificada, reunindo aeroviários e aeronautas. Os trabalhadores reivindicam reajuste de 12% sobre os salários, novos pisos e aumento na cesta básica e vale alimentação, entre outros itens.
Veja abaixo o calendário das próximas reuniões:
30/10/2013 – reunião para discutir os itens sociais com os aeronautas
06/11/2013 – reunião para discutir os itens sociais com os aeroviários
12/11/2013 – apresentação da proposta do SNEA sobre os itens sociais
21/11/2013 – apresentação da proposta do SNEA sobre os itens econômicos
26/11/2013 – rodada de negociação
04/12/2013 – rodada de negociação