SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS DE PORTO ALEGRE

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre convoca todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores da Azul Linhas Aéreas para participarem da assembleia que irá deliberar sobre a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de jornada de trabalho. A assembleia será realizada na quinta-feira, dia 30, das 9h às 17h, na sala de treinamento da empresa, no Aeroporto Internacional Salgado Filho.

A proposta apresentada pela empresa prevê a renovação, por mais um ano, das regras que regem a extrapolação de jornada, as horas extras. Não é a primeira vez que os trabalhadores da Azul decidirão sobre esse tema, sendo esta mais uma proposta de renovação para um ACT que já está em vigor tem alguns anos. Os termos seguem semelhantes aos antes apresentados anteriormente, mas agora o limite de jornada é de 10 horas diárias para os trabalhadores do regime de 6 horas, resultando em 4 horas extraordinárias, duas a mais do que é previsto na legislação trabalhista.

Para o Sindicato, na prática o que o ACT propõe é que, em qualquer contingência, quem deverá arcar com a resolução do problema são os trabalhadores, e não a empresa. Ou seja, a aérea mantém seu quadro estrangulado de trabalhadores, e para não contratar mais pessoal, irá dispor da forma como julgar mais adequada dos dias e noites de aeroviários e aeroviárias.

A participação da categoria é fundamental para avaliar os termos da proposta e deliberar sobre sua aprovação. A decisão será tomada de forma democrática pelas trabalhadoras e pelos trabalhadores presentes na assembleia.