O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre assinou nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, firmada nesta segunda-feira (12) no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. O acordo é resultado de um processo de mediação iniciado em dezembro, após muito embate na mesa de negociações, e encerra enfim a longa Campanha Salarial 2025/2026.
A CCT, construída após intensas negociações e debatida em assembleias em todo o país — com participação ativa da base em Porto Alegre, que sempre somou grandes números nas assembleias — garante reajuste salarial com aplicação do INPC + 0,5% de ganho real, além do reajuste de 8% no vale-alimentação e de 5% no vale-refeição. Também foram assegurados avanços importantes nas cláusulas sociais, como a garantia de emprego para trabalhadores nas vésperas da aposentadoria e a ampliação do abono de faltas para acompanhamento de filhos em consultas médicas. Um dos pontos positivos do desfecho foi a retirada de cláusulas prejudiciais, como a que tratava do banco de horas.
Outro ponto bastante relevante na visão da diretoria do Sindicato foi a conquista do pagamento do vale-refeição nas folgas compensadas referente a horas extras, um direito fruto dessa negociação.
O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre ressalta que esses resultados são fruto da mobilização da categoria, da atuação firme das entidades representativas e da participação dos trabalhadores nas assembleias, que foram decisivas para a consolidação do acordo. A Operação Essencial, que modificou os céus do Brasil por alguns dias nessa reta final de Campanha, também é um ponto a ser destacado nessa longa trajetória de embate.
A entidade reforça que seguirá atenta ao cumprimento integral da CCT, e reafirma seu compromisso permanente com a defesa dos direitos, da valorização profissional e das condições de trabalho dos aeroviários de Porto Alegre.
E assim concluímos a Campanha Salarial 2025/2026, que se uniu sobre o mote “Dignidade no Trabalho e Justiça no Salário”! A direção do Sindicato agradece a participação de toda a categoria nessa luta, pelo intenso engajamento que perdurou por meses, e pela garra de buscar os direitos que lhe pertencem a todo custo.
Seguiremos lutando por todo 2026, para que no final deste novo ano, busquemos ainda mais avanços em nossa negociação salarial!
Confira fotos:





