SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS DE PORTO ALEGRE

O mês de novembro, dedicado à luta contra o câncer de próstata, é uma campanha internacional para relembrar a importância da prevenção dessa doença tão séria. Além disso, expande seu horizonte e também reforça que os homens devem direcionar sua atenção para a saúde em geral.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2023 e 2025, são esperados 71.730 casos da doença por ano. A maioria desses casos afeta homens com 65 anos ou mais (representando 75% do total). Homens com histórico familiar de câncer, com etnia negra ou ascendência africana, além de sedentários ou obesos, apresentam maior probabilidade de desenvolver o câncer de próstata e são parte desse grande número de diagnósticos.

A chave para combater essa doença é a prevenção, tanto através de exames e consultas, como por via do combate aos fatores de risco. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a detecção precoce do câncer de próstata oferece altas taxas de cura e tratamentos eficazes, explicitando a importância de cuidados regulares.

Essa possibilidade de tratamento eficaz levanta uma reflexão importante: se cuidados básicos e atenção à saúde podem ser tão eficazes, por que tantos homens ainda morrem de doenças tratáveis, como o câncer de próstata?

A resposta está na falta de cuidados com o próprio corpo e saúde. Visitas regulares ao médico, a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada são tarefas que, embora não sejam simples, podem se tornar parte da rotina com dedicação.

Para o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, o Novembro Azul é mais do que um mês de conscientização sobre o câncer de próstata; é um convite ao autocuidado, à normalização da atenção à saúde e ao carinho consigo mesmo. Trabalhador, cuide-se, ame-se e se dedique à sua saúde!