SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS DE PORTO ALEGRE

No mês de setembro, o Sistema Único de Saúde (SUS) completou 35 anos de existência. Poucos países no mundo podem ter o orgulho de ter uma saúde pública, de referência e competente, capaz de cuidar do seu povo. E é nosso dever zelar por esse patrimônio.

Segundo dados da Agência Brasil, antes da criação do SUS, somente 30 milhões de pessoas eram atendidas nos hospitais públicos brasileiros. Isso porque, naquela época, era obrigatório para a realização desse atendimento a existência de um vínculo entre paciente e Previdência Social.

Já após a criação do SUS, ainda conforme informações da Agência Brasil, esse número subiu para 213 milhões de pessoas, representando uma fatia de 76% da população brasileira, mais de três quartos dos habitantes do país. O material deste portal traz ainda outros dados impactantes, como o total de 2,8 bilhões de atendimentos realizados por ano e o total de profissionais em atuação, cerca de 3,5 milhões.

Diante de um cenário de tamanha importância dessa ferramenta poderosa que é o SUS, neste aniversário de 35 anos desse serviço público, o Sindicato destaca: é preciso valorizar e defender a nossa saúde pública.

O SUS é um patrimônio de todos os brasileiros, financiado por toda a população para o uso de cada um e cada uma. O SUS é nosso, vamos fortalece-lo e defende-lo!