Iniciada às 23h59 de sexta-feira (5) e se estendendo por todo o sábado, domingo e segunda-feira, a Operação Essencial realizada pelos aeroviários de Porto Alegre resultou em 37 voos atrasados e 2 cancelamentos, totalizando 39 decolagens afetadas.
A Operação Essencial, que consiste na execução apenas das tarefas básicas de cada aeroviário, sem acumular funções que deveriam ser desempenhadas por dois ou três trabalhadores, é a forma encontrada pela categoria para mostrar às empresas que, sem o nosso trabalho, a aviação não sai do chão.
São anos de desvalorização enfrentados pela categoria, que tem recebido propostas de reajuste irrisórias, incapazes de cobrir sequer a defasagem salarial acumulada no último período. Diante desse cenário, não restou outra alternativa a não ser aumentar a pressão e implementar a Operação Essencial.
Hoje, às 16h30, mais uma rodada de negociação ocorrerá entre as representações dos trabalhadores e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), em São Paulo. Com a pressão exercida nos últimos dias, esperamos que as empresas reconheçam a força desta categoria e valorizem nosso trabalho. Caso contrário, nosso movimento continuará!
O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre agradece a parceria de toda a categoria, que, unida, está fazendo valer sua força. Estamos travando uma bela luta — e assim continuaremos!

