
Definido como uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo precisa ser tratado com mais seriedade pela nossa sociedade. Conforme dados apresentados pelo Ministério da Saúde (MS), extraídos do estudo Carga Global de Doenças, o alcoolismo causou mais de 21 mil mortes no Brasil somente em 2022.
No setor aéreo, essa atenção à saúde mental — que pode ser abalada pelo alcoolismo — é fundamental. Segundo estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), até 40% dos acidentes em ambiente laboral são causados por, ou têm envolvimento com o consumo de álcool.
O elemento mais importante na equação do alcoolismo é o indivíduo que sofre com essa condição. Porém, muitas pessoas que têm essa doença também enfrentam dificuldades para reconhecer a origem do próprio sofrimento. Um dos pontos de reflexão amplamente apontados por especialistas é observar o impacto do consumo de álcool nas esferas social, familiar, profissional e na própria saúde.
Para a direção do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, os trabalhadores e trabalhadoras que têm dúvidas sobre estarem ou não sofrendo com o alcoolismo devem procurar ajuda imediatamente. Seja por meio de grupos como os Alcoólicos Anônimos, seja com profissionais como psiquiatras ou psicólogos, é fundamental compreender o que está acontecendo com seus hábitos.
Peça ajuda. Não sofra com a dúvida!
Ligue (51) 99612-8040 para o escritório regional do Alcóolicos Anônimos o site

