SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS DE PORTO ALEGRE

Com a chegada de mais um mês de outubro, a lembrança da importância da prevenção do câncer de mama volta ao centro do debate na nossa sociedade. Neste ano, a campanha do Ministério da Saúde (MS) destaca, entre outras medidas importantes, a informação como principal ferramenta desta luta.

A mamografia, oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é o exame que pode detectar a doença antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas. Segundo informações do órgão federal, a recomendação é que mulheres dos 50 aos 69 realizem o exame a cada 2 anos. Para mulheres de 40 a 49 anos, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou no mês de setembro a expansão das mamografias pelo SUS, informando que agora mulheres deixa faixa etária poderão realizar o procedimento sob demanda em acordo com o profissional de saúde. Para além dos exames clínicos, o MS também reforça a importância do autoexame como outro aliado neste combate.

Os hábitos saudáveis vêm na esteira dos exames como próximos aliados nesta prevenção do câncer de mama. A manutenção de um peso adequado, a prática de uma atividade física e também o baixo ou nenhum consumo de bebidas alcoólicas ocupam o topo da lista de medidas que podem ser adotadas pelas mulheres para que os riscos de desenvolvimento da doença se mantenham reduzidos. Para as mamães, a amamentação também um fator que reduz esses riscos.

Já sobre os sintomas, o MS coloca a identificação de caroços indolores, alterações do bico do peito, secreções espontâneas, alteração na cor da mama e caroços em outras partes do corpo, como pescoço ou embaixo dos braços como alterações suspeitas que devem ser investigadas.

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre faz coro com que é indicado pelo Ministério da Saúde, entidade máxima da área no país e referência mundial em saúde pública. Aeroviárias, é importante conhecer seu corpo e não ignorar os sinais de alerta! Na dúvida, faça exames clínicos e procure atendimento!

Vamos para mais um Outubro Rosa em defesa da vida das mulheres!