Realizadas nos últimos dias 28 e 29 de novembro, a consulta que colocou para apreciação a proposta do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) foi finalizada com uma aprovação expressiva da categoria. 98,2% dos trabalhadores e trabalhadoras optaram por aceitar o que foi proposto pelas empresas, com o restante dos votantes diluídos entre os que rejeitaram a proposta e os que se abstiveram.
Com essa aprovação, os aeroviários e aeroviárias garantiram a reposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos seus salários, e obtiveram também a reposição do INPC+ 1% de ganho real nos pisos salariais, e o mesmo INPC + 2% nos vales alimentação (VA) e vale refeição (VR).
Nos itens sociais, o ponto eletrônico será alterado para acompanhar a legislação trabalhista vigente. Foi criado um afastamento remunerado de 3 dias para aeroviárias vítimas de violência doméstica e, por fim, foi alterada a remuneração durante os treinamentos oferecidos pelas empresas no caso de trabalhadores novos ou em trabalhadores em busca de promoção.
Agora, o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre seguirá os procedimentos legais, entregando a documentação da assembleia e, após isso, partirá para a assinatura desta nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
A direção do Sindicato agradece a participação expressiva da categoria, que, em peso, fez valer a sua vontade aceitando essa proposta do SNEA. “Nosso muito obrigado aos colegas que reconheceram o esforço da entidade em buscar melhores condições de trabalho. Para o ano que vem, queremos avançar mais, mas para isso precisamos de um Sindicato fortalecido com mais associados. Associe-se e some tua força nessa luta”, finaliza a direção.
Confira mais fotos: