Nesta quinta-feira (26), a Federação dos Trabalhadores da Aviação Civil (FENTAC), realizou uma ação de conscientização e chamamento público, no aeroporto de Brasília, com importantes temas como a segurança de voo e saúde do trabalhador. O evento marca o lançamento da Campanha Salarial 2024/2025 “Quem Move o Brasil Merece Mais”, que tem como objetivo buscar cada vez mais a valorização do trabalho realizado pelos empregados aeroviários, promovendo a justiça social e combatendo todo e qualquer tipo de precarização do trabalho. Um ato de informação e entendimento para os trabalhadores aeroviários e sociedade em geral.
Para Rodrigo Maciel, presidente do SINDGRU, definitivamente a campanha começou. “A partir de agora temos que negociar unidos, com força, reivindicando aquilo que nós temos condições de alcançar. Nossa pauta é muito afinada com a realidade do setor e as empresas aéreas têm condições de nos atender. Esse ato também alerta a sociedade que a segurança de voo está em jogo”, afirmou.
Luiz Pará, presidente Nacional dos Aeroviários, comentou que a primeira reunião com as empresas aéreas acontecerá na próxima segunda-feira, dia 30. “Nós não abriremos mão de nossa pauta, pois, queremos ganhos reais. Queremos salários dignos e a valorização dos trabalhadores aeroviários e aeroviárias.
Do ato, também participaram representantes dos aeroviários de Pernambuco e do Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo (SAESP).
Porto Alegre faz parte de unidade na Campanha Salarial 2023/2024 com a FENTAC
O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre não pôde participar deste ato por questões de logística, mas a entidade faz coro ao reivindicado pela FENTAC e faz parte da luta coletiva desempenhada por essa Federação. Nas mesas de negociação, todas essas entidades estarão juntas em defesa dos aeroviários do país.
Já nesta segunda (30), Porto Alegre e demais sindicatos filiados à FENTAC estarão lado a lado para as primeiras rodadas de negociação com as empresas. Os encontros acontecerão em São Paulo e também de forma online, com o Sindicato das Empresas Aeroviárias (Snea) pela parte da manhã e com os representantes da LATAM na parte da tarde.
Com informações da FENTAC/CUT.
Confira mais fotos do ato: