Março Azul é lembrete da importância da prevenção do câncer colorretal

0

Manter a saúde em dia pode ser complicado para o trabalhador. Atarefado muitas vezes com uma jornada dupla, cuidando da casa e trabalhando no aeroporto, o aeroviário ou a aeroviária podem acabar por deixar a saúde um pouco de lado. Com essa correria do dia a dia em mente, o Sindicato está sempre participando de campanhas de conscientização e de prevenção de doenças com o intuito de relembrar ao trabalhador a importância desses cuidados.

Em dados de 2020 do Instituto Nacional do Câncer (INCA), este foi o terceiro tipo de câncer mais comum na região Sul do Brasil naquele ano, colocando o Rio Grande do Sul no mapa como um dos estados que mais possui casos da doença. Entre homens e mulheres, essa doença não tem seu preferido. Os números dos casos são muito próximos em termos de mortes por cem mil habitantes, demonstrando que tanto homens quanto mulheres devem estar atentos.

O aliado mais forte do combate ao câncer colorretal, ou do câncer de intestino, são os exames preventivos. Em entrevista ao portal da Agência Brasil, o presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) Hélio Moreira, o tratamento precoce de lesões no intestino pode prevenir o início de um câncer, tornando esse tipo de exame muito poderoso na luta contra essa doença.

Apesar de sempre constar entre os fatores de risco de vários tipos de tumores, a má alimentação é um fator ainda mais importante neste caso de câncer. Segundo estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresentado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), o consumo de carnes vermelhas, gorduras e álcool são fatores com fortes indícios de influenciarem no desenvolvimento da doença.

Exames preventivos e alimentação saudável são dois importantes passos para a prevenção do câncer colorretal neste Março Azul. Atividades físicas e uma análise de outros fatores de risco, como sobrepeso e a incidência de casos desse câncer na família também podem ser fortes aliados nesta luta. Mas o Sindicato finaliza este lembrete com mais um pedido, “cuidar da saúde não precisa ser só quando alguém nos lembra de fazer isso, deve ser um hábito, uma rotina, como naquele ditado que diz que prevenir é sempre melhor do que remediar”.

Share.

Leave A Reply

6 + 8 =