28 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate à LER/Dort

0

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o 28 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

Essas doenças, comumente associadas na sigla LER/Dort, podem ter causas laborais, sendo fruto de más condutas no ambiente de trabalho, seja por responsabilidade do trabalhador ou da gestão da empresa.

Segundo o Ministério de Saúde (MS), alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento dessas patologias estão os movimentos repetitivos sem pausas para recuperação, as posturas estáticas ou inadequadas, horas extras excessivas e a inadequação do mobiliário, entre outros.

Esses são fatores de risco que podem estar presentes no dia-a-dia do aeroviário, visto que horas extras são comuns de serem exercidas por contingências no aeroporto, e que muitas das vezes os trabalhadores da categoria praticam esforços repetitivos em seus setores.

A direção da entidade alerta para que os aeroviários estejam atentos aos pequenos incômodos nas articulações, dores recorrentes nos braços, costas e pernas, sinais esses que podem ser indícios do início de LER/Dort.

Para combater a possibilidade dessas patologias, o Sindicato repassa o que é afirmado pelo Ministério da Saúde, reforçando para os trabalhadores a necessidade de pausas, boa postura e o reforço muscular, que pode ser realizado através da prática de exercícios físicos.

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre afirma que está sempre aberto para receber denúncias de práticas que fogem do saudável nas empresas. Para a direção, é importante que os trabalhadores cuidem de sua saúde individual, mas que também haja uma união para que coletivamente sejam construídos ambientes que proporcionem saúde no trabalho.

Share.

Leave A Reply

9 + 7 =