16º CECUT elege nova diretoria com representante do Sindicato

0

foto de Matheus Piccini/CUT-RS

Na última sexta (4), a CUT-RS celebrou seus 40 anos junto aos seus sindicatos filiados no 16º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul. Na programação, a eleição da nova diretoria, homenagens, planejamento do próximo período e encontros dos macrossetores fizeram parte do encontro que reuniu mais de 400 representantes sindicais.

Antes do início do Congresso, encontros dos macrossetores foram realizados entre os sindicatos. Através do presidente do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre Celso Klafke, a entidade participou do encontro do Macrossetor do Transporte, que recentemente formou a Federação dos Trabalhadores em Transportes e Logística (FETTL-RS). As discussões do grupo caminharam na linha da organização das lutas do próximo período, da regulamentação dos trabalhadores de aplicativos e da criação de novas legislações que foquem na Saúde e Segurança para todo setor de transportes.

Já no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, homenagens foram feitas aos dirigentes que construíram a história da CUT-RS, incluindo os representantes do Sindicato Paulo Rodolfo Ribeiro, Cláudia Louro, Marco Antônio Justino, Celso Klafke e Osvaldo Rodrigues. Outras importantes figuras da formação da CUT-RS foram lembradas, como o ex-Governador Olívio Dutra, o Senador Paulo Paim e os ex-presidentes da entidade Claudir Nespolo e Quintino Severo.

Depois das homenagens, foi a vez dos mais de 400 delegados sindicais presentes elegerem a nova direção da CUT-RS. Composta por representantes de categorias diversas, a nova diretoria dá continuidade ao trabalho do presidente Amarildo Cenci, mas também traz novidades como a representante do recentemente filiado Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) Helenir Aguiar Schürer como Secretária de Formação e a jovem dirigente aeroviária Caroline Barros da Silva na pasta de Juventude.

Para a dirigente Carol Barros, os desafios do trabalho na Juventude serão principalmente acolher todos, de diferentes origens e com diferentes vivências, provendo a formação e a integração dessa parcela mais jovem de sindicalistas. “Queremos mostrar para os jovens a necessidade de começarmos a lutar desde cedo. Mostrar a importância de empregos registrados, com direitos garantidos, de unir campo, cidade e a comunidade”, afirma a diretora.

A direção do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre destaca o ambiente de união que foi observado durante todo o CECUT. Para os diretores, ”Foi clara a vontade de todos os sindicatos de construir um futuro melhor nessa próxima gestão da CUT-RS, e por isso, estão todos de parabéns”, afirmam. A perspectiva é boa, segundo os diretores. “Encontros como esses dos macrossetores, a renovação da direção e também o reconhecimento aos que construíram a história dessa entidade são um ótimo início para o trabalho dessa nova gestão”, finalizam os diretores.

Share.

Leave A Reply

9 + 5 =