1° Encontro do Macrossetor de Transportes da CUT-RS acontece na sede do Sindicato

0

Fortalecer todo o macrossetor de transportes do Rio Grande do Sul, debatendo seus problemas e buscando soluções coletivas. Essa foi a proposta do 1° Encontro do Macrossetor de Transportes da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS).

O encontro, que teve a presença da direção do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, contou com três painéis que se estenderam ao longo da manhã e da tarde no salão de festas da sede do Sindicato. A abertura ficou por conta do Desembargador e Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região Francisco Rossal, do Presidente da CUT-RS Amarildo Cenci, do diretor do Sindicato Osvaldo Rodrigues e dirigente do Sindicato dos Motoristas de Transporte Privado Individual de Passageiros por Aplicativos do Rio Grande do Sul (Simtrapli-RS) Carine Trindade, que deram o início aos trabalhos.

Ainda na parte da manhã, fez-se uma discussão sobre a atual condição do setor de transporte, com relatos das entidades presentes. Neste painel, o representante do Governo Federal Maurício Muniz, que não pode comparecer por motivos de agenda, participou através de um vídeo falando sobre o ponto de vista das instituições federais, e motivou as entidades sindicais a se organizarem e buscarem através dessa representação a solução para suas questões. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL) Paulo João Eustasia trouxe para a mesa os problemas enfrentados pelas diversas categorias representadas pela Confederação, mostrando a amplitude das questões que atravessam os transportes no Brasil de hoje. Deste primeiro painel participaram ainda o Assessor da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Estado Elifas Simas, O Secretário de Política Sindical da CUT-RS Paulo Farias e o Diretor de Patrimônio do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Intermunicipais, Interestaduais, Turismo e Fretamento do RS (Sindirodosul) Arlindo Maciel Martins.

(Joni Oliveira/Sindicato)

Após o almoço, os representantes voltaram a se reunir para discutir outra questão, a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras e suas condições de trabalho. Com abertura do Superintendente Regional do Trabalho Claudir Nespolo, que tratou de questões como trabalho escravo e a pejotização, o painel trouxe relatos dos diversos representantes presentes na reunião, cada um enriquecendo a discussão com as vivências da categoria que representa. Jorge Gomes, Representante da Comissão do Benzeno do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica de Triunfo (SINDIPOLO), falou sobre as diversas regras envolvendo o trabalho com produtos químicos e mostrou como hoje muitas dessas normas são desrespeitadas pelos empregadores.

Fechando o evento, já para o final da tarde, o grupo presente discutiu a formação de uma nova entidade que dê conta de representar as diferentes categorias ali reunidas, condensando os interesses e provendo uma unidade fortalecida. Com um encaminhamento positivo sobre a demanda, a conclusão do encontro foi organizar os próximos passos para que nasça essa entidade.

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre fica contente de poder prover o espaço para que este encontro tão significativo e construtivo tivesse sua primeira edição. Além disso, a direção sindicato manifesta que se orgulha de fazer parte de um coletivo tão amplo, que conta com uma representação tão expressiva quanto esta. “Estamos fazendo a nossa parte, reunindo e condensando os interesses das categorias para que junto ao Governo Federal façamos a luta para conquistar de volta o que nos foi tirado e avançar para o que queremos para o futuro”, afirmam os diretores da entidade.

Para todas as entidades presentes, o Sindicato agradece a parceria e o apoio mútuo, e deseja que assim sigam esses encontros, gerando frutos para a luta coletiva da classe trabalhadora.

Confira mais fotos do evento:

(Marcos Fortes/Sindicato)
Share.

Leave A Reply

3 + 1 =