O dia para reforçar a importância da Segurança no Trabalho

0

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho acontece nesta quinta (28). Todos os anos, o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre marca este dia com a lembrança da importância da Segurança do Trabalho, principalmente para as categorias da aviação.

As vítimas de acidentes e doenças do trabalho, sejam elas fatais ou não, poderiam, em alguns casos, não ter esse destino. Para isso, é importante que sejam cumpridas as legislações que regulam a Segurança do Trabalho.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), formada por trabalhadores eleitos, e os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), de responsabilidade da empresa, são dois mecanismos importantes na fiscalização do cumprimento das chamadas Normas Regulamentadoras (NR).

Essas NR constam na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, conforme o Ministério do Trabalho (MT), “consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.”

Para o Sindicato, é dever também dos trabalhadores estarem cientes sobre os riscos do ambiente de trabalho e sobre as legislações que devem ser cumpridas. “E nós estamos ao lado dos trabalhadores para tirar quaisquer dúvidas sobre esses assuntos de Saúde e Segurança”, afirma a diretoria da entidade.

Além de atentar para as NR, os trabalhadores também devem atentar para o os Certificados de Aprovação (CA) de seus Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs). “É só pesquisar na internet por consulta de CA que o trabalhador cairá num portal do MT que lhe permitirá verificar se aquele EPI possui certificação”, aconselham os diretores do Sindicato.

Por fim, lamenta o falecimento e também o adoecimento de todas as vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. “Esse dia e a nossa preocupação com a Segurança do Trabalho não são em vão. Nós da diretoria do Sindicato já prestamos auxílio para trabalhadores que adoeceram, para famílias que perderam seus entes queridos e afirmamos, a prevenção é nossa maior aliada nessa luta”, pontuam os diretores.

Share.

Leave A Reply

6 + 7 =