Editorial: 2021 foi marcado por conquistas da categoria em meio a cenário conturbado

0

Este ano começou não muito diferente de como terminou 2020: a corrida pela vacina era a obsessão de governos ao redor do mundo, e no Brasil, a categoria aeroviária foi fundamental para fazer com que esse imunizante chegasse por todos os cantos do país. No Salgado Filho, ainda em fevereiro, desembarcaram as primeiras doses de CoronaVac.

Em maio, chegou a vez dos aeroviários serem vacinados. Encaminhado pelo Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre juntamente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), um pedido de adiantamento da imunização das categorias da aviação foi enviado ao Ministério do Saúde (MS). O pedido foi atendido e a vacinação dos trabalhadores se deu entre o final de maio e o início de junho.

No caso dos trabalhadores de Porto Alegre, o Sindicato, junta a Anvisa, manejou a aplicação das doses para que fosse feita no local de trabalho da categoria, no Salgado Filho, o que foi conduzido com sucesso.

Dentre os principais acontecimentos do ano, é necessário destacar também a Campanha Salarial 2021/2022, que foi intensa e contou com grande parceria entre Sindicato e trabalhadores. Foram diversas as assembleias que fizeram valer a vontade da categoria, culminando em uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) renovada, assim como um novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para os aeroviários da Latam.

“Acreditamos que alcançamos muito dos nossos objetivos nesse ano, por isso, neste editorial vamos repassar um pouco do que vemos como vitórias.

Vitórias jurídicas continuam rendendo frutos aos trabalhadores

Durante todo o ano, frutos das lutas jurídicas travadas pela entidade foram colhidos pela categoria aeroviária. Rateios da Varig, Rio Sul e Nordeste continuaram acontecendo, assim como processos envolvendo empresas ativas também ocorreram.

Em 2021, foram registradas vitórias jurídicas envolvendo as empresas Gol, TAP ME, Swissport, Latam e Brant. Para 2022, o Sindicato prevê mais vitórias graças ao trabalho que continuamente é desempenhado, “levaremos o setor jurídico com a mesma seriedade que conduzimos este ano, o que nos dá certeza de mais resultados positivos”, pontuam os diretores.

Atividades presenciais são retomadas com cautela

Durante o ano, algumas assembleias aconteceram na sede do Sindicato, mas realizadas de forma a preservar o distanciamento entre os presentes. Somente mais próximo do final do ano, no mês de novembro, a sede da entidade recebeu o primeiro evento de lazer, um almoço para os aeroviários aposentados. Na ocasião, os aposentados se fizeram presentes e puderam retomar brevemente um hábito, o de viver a sede como a casa que lhes pertence.

Eleições sindicais foram adiadas e acontecerão em março

No mês de maio, dada a situação da pandemia na época, uma assembleia decidiu por adiar a eleição sindical para 2022. Agora, no final deste ano, os ritos para o próximo pleito da entidade já tiveram seu início com a escolha dos representantes da Comissão Eleitoral, grupo responsável por conduzir a eleição. A votação deve ocorrer no mês de março de 2022.

2022 reserva desafios e esperanças para a categoria

A diretoria do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre vê o ano de 2022 com bons olhos. “Neste ano que vem por aí, acreditamos que estaremos mais próximos da realidade de 2019 do que da realidade de 2020, um pouco mais próximos do que antes tínhamos na aviação em termos de movimento”, afirma a diretoria da entidade.

Com esta retomada contínua da aviação, a direção sindical acredita que será possível conquistar mais tem termos de direitos sociais e econômicos. “Se em 21 as empresas alegaram estarem no início de uma retomada, acreditamos que 22 virá para sacramentar e recompensar a luta deste período que passou”, pontuam novamente os diretores.

A direção da entidade deseja um próspero ano novo, um feliz Natal e boas festas para todos os trabalhadores aeroviários. “Este ano foi um ano difícil, mas temos fé e acreditamos que 2022 irá ser um ano melhor para todos nós”, finalizam os diretores.

Confira algumas fotos do ano:

Share.

Leave A Reply

4 + 8 =