Campanha Salarial: Latam formaliza proposta com reajuste de 50% da inflação; SNEA apresentará novos termos na quinta (11)

0

Nesta segunda (8), em reunião com a Latam, o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre recebeu a proposta da empresa para os trabalhadores. Nos termos descritos no texto, a empresa oferece como reajuste 50% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre dezembro de 2020 e novembro de 2021, tanto nos salários e pisos quanto no Vale Refeição (VR) e no Vale Alimentação (VA).

Além desse reajuste, a empresa ofereceu folga agrupada mensal e escala de trabalho 5×1 para os trabalhadores em regime de escala, permite que o trabalhador receba a sua carga do VA no seu VR e vice-versa e dobra o valor do Seguro de Vida para R$ 34.461,56.

A compensação das horas extras através de sistema informatizado também é proposta pela Latam. Na cláusula, a empresa afirma que o novo regime deve ser implementado até 30 de junho de 2022. Caso não seja implementado, a compensa se dará em 30 dias do mês subsequente à hora realizada.  

Ainda na proposta, constam alterações no regimento do teletrabalho, da prestação de serviço em viagem a trabalho e nos contratos temporários.

Para o Sindicato, o reajuste salarial que exclui em seu cálculo o período de 2019 a 2020, onde não houve reajuste, é insuficiente. “Ficamos surpresos com a valorização de 100% no Seguro de Vida, mas pra nós o que tem valor de verdade é a reposição da inflação nos nossos salários, não uma apólice de seguro”, afirmam os diretores do Sindicato.

SNEA tem sua proposta negada pelos sindicatos

Já a proposta do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), esta foi rejeitada pelos representantes dos trabalhadores por ser considerada insuficiente. Essa negativa dos sindicatos foi comunicada em reunião que aconteceu nesta terça (9) pela manhã.

Segundo os representantes das empresas, uma nova proposta deve ser apresentada nesta quinta (11), em uma nova reunião.

Share.

Leave A Reply

8 + 7 =