CAMPANHA SALARIAL 2021/2022: Assembleia na segunda (27) definirá reivindicações

0

A categoria aeroviária poderá nesta segunda (27) decidir quais serão as reivindicações para a próxima Campanha Salarial. No Salgado Filho, com primeira chamada às 7h e segunda às 7h30, a assembleia irá debater e construir uma pauta que definirá quais serão as lutas da categoria nesta próxima negociação.

Esta é uma assembleia que opera de forma continuada, ou seja, tendo início no horário marcado, mas se estendendo por todo o dia no Aeroporto.

Edital da assembleia publicado no jornal Zero Hora desta quarta-feira (22)

Durante a pandemia, o trabalhador aeroviário sofreu com reduções de força de trabalho, reduções salariais e licenças não-remuneradas, além de trabalhar em um ambiente com um certo risco para a covid-19. Porém, a aviação está retornando à sua normalidade.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) apurados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a média de partidas diárias está em 70% do que era antes da pandemia. Para o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, esta retomada expressa em números deve fundamentar as pedidas da categoria.

Nesta Campanha Salarial, o Sindicato acredita que a pauta de reivindicações deverá apontar para um resgate do poder aquisitivo da categoria. Com o último ganho real no ano de 2009 e sem o reajuste da inflação desde 2019, o trabalhador viu seu salário encolher enquanto a inflação assola o país. O mesmo se aplica para os outros direitos econômicos, como vale-refeição e vale-alimentação, que também se desvalorizam nesse intervalo de dois anos.

Esta análise foi feita não só pelo Sindicato como também pelos outros sindicatos de trabalhadores filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC). Em um seminário em São Paulo, os representantes debateram e reuniram dados para serem apresentados para os trabalhadores durante as assembleias.

Já no campo das cláusulas sociais, a entidade acredita na manutenção dos direitos adquiridos pela categoria através dos anos, contando com avanços pontuais.

Sobre esta assembleia, a direção do Sindicato afirma que, “vamos construir o que será essa Campanha junto da categoria. O que for defendido pelos trabalhadores nessa assembleia será levado para a mesa de negociação”. “A participação de todos é muito importante, pois é neste começo que devemos mostrar a nossa força para esta campanha”, finaliza a direção.

Share.

Leave A Reply

4 + 7 =