Editorial: Sindicato se transformou para atender trabalhadores na pandemia

0

Já mais próximos do final do que do começo da pandemia, podemos fazer uma análise de como o Sindicato atuou durante esse período.

Trabalhando com o atendimento remoto, seja via telefone ou WhatsApp, o Sindicato manteve o atendimento da categoria. Com a atuação dos diretores dentro das empresas, esse contato entre entidade e trabalhadores não se rompeu mesmo nos momentos mais críticos de pandemia.

Mesmo num período onde atividades ficaram restritas, o Sindicato considera que conseguiu mobilizar e conquistar. Para a entidade, dois ótimos exemplos desse sucesso são o retorno do aeromóvel e a prioridade na vacinação.

O serviço que leva os trabalhadores da Estação Aeroporto do Trensurb até o Terminal 1 do Salgado Filho esteve suspenso durante meses. Do começo da pandemia até outubro de 2020, os aeroviários e também os passageiros ficaram desassistidos, sendo obrigados a fazer o trajeto a pé, sem segurança alguma.

Com a atuação da entidade, que negociou com os responsáveis a retomada do aeromóvel, o serviço foi retomado no início do mês de outubro e continua em funcionamento.

Já sobre as vacinas, o Sindicato atuou juntamente com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC/CUT). Foram enviados ofícios para o Ministério da Saúde, até que no mês de maio a resposta chegou através da vacinação prioritária.

Num segundo momento, já com a vacinação anunciada, a entidade sindical trabalhou para trazer a vacinação para dentro dos terminais. Através do contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Sindicato conquistou esse benefício, tornando os aeroviários uma das poucas categorias que se imunizou em seu próprio local de trabalho.

Por todo esse trabalho, a entidade pede mais uma vez o apoio dos trabalhadores. “Estamos na véspera de uma Campanha Salarial, onde podemos expressar nossos desejos e lutar pelo que queremos”, afirma a diretoria.

Os diretores também afirmam que este é o período em que os trabalhadores devem se associar, fortalecendo e garantindo representatividade para o Sindicato. “Some sua força conosco pra que juntos possamos reconquistar os direitos que são nossos”, finaliza a direção.

Share.

Leave A Reply

8 + 7 =