Editorial: Dia do Aeroviário é um chamado para mobilização

0

Neste dia 22 de junho comemoramos mais um Dia do Aeroviário. É uma data especial para a categoria, e para o Sindicato é como um segundo aniversário. Neste dia lembramos da importância do trabalho da categoria e pensamos sempre no futuro.

Aeroviários foram fundamentais durante a pandemia

Se os profissionais de saúde foram a linha de frente, os trabalhadores do transporte foram responsáveis pelo suporte na luta contra a pandemia. Primeiro transportando hospitalares e para proteção da população, e em segundo momento transportando as vacinas, as categorias da aviação civil desempenharam um importante papel.

Nesse Dia do Aeroviário, a categoria deve comemorar e se reconhecer como guerreiros que foram, que mesmo com dificuldades econômicas ajudaram no combate ao vírus.

Período de maior dificuldade deve ficar para trás

Este último período enfrentado pelos aeroviários foi de muitos obstáculos. Segundo números da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2020 a diminuição do tráfego aéreo no Brasil foi de 52,5% se comparado com o ano anterior. Para a categoria, esse número foi traduzido em demissões e reduções de jornada de trabalho.

Além desse enxugamento do número de trabalhadores, os aeroviários enfrentaram uma longa espera pela vacinação. Apesar de constarem como prioridade para receber a imunização, as categorias da aviação não contavam com uma previsão de data por parte do Ministério da Saúde.

Foi após esforços da direção do Sindicato, da FENTAC e de seus filiados, que as categorias da aviação receberam a imunização prioritária no começo do mês de junho.

Com essa imunização, o Sindicato acredita que uma boa parte das dificuldades foram superadas, e possamos pensar mais no futuro.

Alívio na pandemia deve trazer nova luta por direitos

Com o avanço da vacinação no país e com o Rio Grande do Sul na dianteira dos percentuais de imunização, espera-se um retorno gradual do maior volume de passageiros, assim como espera-se uma retomada de outras atividades econômicas.

Com essa retomada econômica, o Sindicato conta com a parceria dos trabalhadores para que os direitos também sejam retomados. “Sabemos que as empresas justificaram com a pandemia vários cortes e acordos. Agora o avanço da vacinação e a retomada das jornadas de trabalho, vamos também retomar nossos direitos”, afirma a direção do Sindicato.

União e participação são fórmula para enfrentar Campanha Salarial

Com o início previsto para o mês de outubro, as negociações da Campanha Salarial se darão em um cenário novo: se no ano passado fomos pegos de surpresa pelos impactos da pandemia, neste ano estaremos saindo dela.

Para enfrentar essa negociação com as empresas, o Sindicato vê a união com os trabalhadores como fundamental. “Se queremos uma retomada dos nossos direitos, teremos de nos unir, e essa luta se dá na Campanha Salarial”, afirmam os diretores do Sindicato. “Portanto, aeroviários e aeroviárias, estejamos fortes e unidos, sejamos participativos, associem-se, pois logo ali na frente teremos de defender nossos objetivos”, pontua a direção.

Aposentados seguem sendo uma prioridade para o Sindicato

Nesse Dia do Aeroviário, o Sindicato reafirma o seu compromisso com os trabalhadores aposentados e parabeniza esses que construíram a história da categoria em Porto Alegre.

A responsabilidade de trazer uma solução para o Aerus, assim como o suporte durante essa luta segue sendo uma prioridade para a gestão do Sindicato. Enquanto esse desfecho não chega, a direção continuará com seus informativos sempre que houver uma notícia sobre o assunto.

Share.

Leave A Reply

3 + 2 =