Campanha Salarial: Assembleia na sexta-feira (20) decidirá sobre proposta da Latam

0

Com a apresentação da proposta oficial da Latam na última videoconferência de negociação da Campanha Salarial 2020/2021, o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre convoca todos os trabalhadores da empresa para que nesta sexta (20), seja decidido pela aprovação ou rejeição dos termos em assembleia. A atividade acontecerá das 8h às 19h, no Despacho da Latam, no 2° piso do Salgado Filho.

A Latam propôs algo diferente do que foi aprovado nos últimos anos em vários sentidos. Primeiro, a empresa propôs não uma renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), mas um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Com vigência de um ano, até novembro de 2021, o Acordo traz as cláusulas da CCT para o ACT, com algumas adições por parte da empresa. Na opinião do Sindicato, a mais significativa dessas adições é o bando de horas de 12 meses.

Hoje, o trabalhador ao fazer hora extra pode folgar no mês, caso essa folga não seja utilizada, ele recebe os valores correspondentes no próximo mês. Com a mudança proposta pela Latam, esse período para pagamento ou folga é estendido para 12 meses. A empresa também propõe o pagamento de um vale alimentação (VA) extra, parcelado e distribuído em 12 meses. Algumas outras alterações propostas são as seguintes:

–  Pagamento de VA por 180 dias em casos de afastamento;
– Pagamento de VA no período de férias e;
– Pagamento de auxílio creche por 24 meses após a solicitação.

O Sindicato conta com a colaboração de toda a categoria da Latam para esta decisão, que para a entidade, “deve contar com o maior número de trabalhadores possível, pois assim temos a garantia de uma decisão muito democrática e representativa”. A entidade ainda destaca que a empresa não propôs nenhum tipo de reajuste salarial ou em direitos econômicos, mantendo os valores que já são pagamos desde dezembro de 2019.

Share.

Leave A Reply

5 + 4 =