Sindicato repudia demissão em massa de Call Center na Latam na Argentina

0

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, assim como a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT) repudiam a decisão da companhia aérea Latam, na Argentina, de demitir toda a equipe do seu Call-Center que atua no Aeroparque (Aeroporto Regional Jorge Newbery) de Buenos Aires, no próximo dia 29. A decisão, que resultará na demissão de quarenta trabalhadores, foi comunicada pela Gerência de Relações do Trabalho da LATAM-Argentina no dia 22.  A Fentac/CUT pede que a companhia que priorize o diálogo e preserve os empregos destes profissionais.

A empresa não consultou as entidades representativas dos trabalhadores antes de anunciar a medida. Em solidariedade aos trabalhadores, dirigentes da Union del Personal Superior y Profesional de Empresas Aerocomerciales (UPSA) e da Associacíon del Personal Aeronáutico enviaram nota de repúdio, realizaram assembleias no Aeroporto e paralisaram alguns voos.

As entidades também estão divulgando a hastag #NingúntrabajadoraeronáuticoDespedido e um documento conjunto, intitulado “Grêmios Aeronáuticos Argentinos: Segurança Aérea e Política AeroComercial”, no qual alertam que a onda de demissões, que iniciou no Call-Center, aumentará a precarização nas relações de trabalho, colocarando em risco a segurança operacional e de voo.  As organizações também cobram do  Ministério dos Transportes e da Agência Nacional da Aviação Civil argentina que qualquer mudança na legislação da aviação civil passe por consulta das entidades representativas dos trabalhadores.

“A política aerocomercial de uma nação é relevante para o seu desenvolvimento e deve assegurar a segurança de voo de seus passageiros e trabalhadores da aviação e, portanto, é necessário que seja amplamente debatida por todos setores envolvidos”, destaca o documento.

Encontro

Nos dias 16 e 17 de maio, representantes do Sindicato reuniram-se em São Paulo com sindicalistas de vários países no encontro da Rede Latam ITF, grupo formado pela federação de trabalhadores do transporte internacional que tem como objetivo fortalecer a luta sindical para enfrentar irregularidades cometidas pela Latam e sua política antissindical contra a organização dos trabalhadores. (Com informações e imagens da Fentac/CUT)

WhatsApp Image 2017-05-23 at 16.13.15

WhatsApp Image 2017-05-23 at 16.13.15 (1)

WhatsApp Image 2017-05-23 at 16.13.15 (2)

Share.

Leave A Reply

6 + 9 =