Sucateamento da TAP ME põe vidas em risco

0

A má gestão da TAP ME está colocando em risco, todos os dias, a segurança dos trabalhadores, principalmente os mecânicos, que estão sem as ferramentas adequadas para a execução dos serviços nas aeronaves. Para piorar, há supervisores exigindo que os trabalhadores usem de força física para retirar peças e desmontar equipamentos, já que não há ferramentas adequadas à disposição.

A medida amplia gravemente os riscos de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais e coloca os aeroviários numa situação que lembra a primeira fase da Revolução Industrial. A época, em meados do século XVIII, foi uma fase de transição do sistema de produção artesanal para o industrial, ocorrida na Inglaterra, marcada pelo pioneirismo. Hoje, no entanto, com a tecnologia disponível, repetir essa situação é ultrajante e extramente irresponsável, destaca o Sindicato.

Além da falta de ferramentas, os trabalhadores convivem com ambientes insalúbres, sem iluminação adequada. O Sindicato acredita que o objetivo desses supervisores que não solicitam a compra de ferramentas essenciais ao trabalho é fazer economia para cumprir suas metas de custos. “Estão fazendo uma economia na base da porcaria, gravíssima, pois pode gerar não só acidentes fatais como colocar em risco a segurança de voo, já que estamos falando de aeronaves e qualquer problema na manutenção pode gerar um acidente com passageiros e tripulantes a bordo”, ressalta a entidade. O Sindicato destaca que nenhum trabalhador é obrigado a se sujeitar a riscos desnecessários no trabalho e que a entidade está à disposição para receber denúncias e tomar providências jurídicas.

Share.

Comments are closed.