Trabalhadores e aéreas iniciam negociações em 21 de outubro

0

A primeira rodada de negociação da Campanha Salarial 2015/16, reunindo a Fentac/CUT, os sindicatos de aeroviários, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) acontece em 21 de outubro, em São Paulo.

Com o slogan “aviação transporta o Brasil: crise aqui não”, os trabalhadores vão lutar por aumento real e melhores condições de trabalho.

Os sindicatos estão preparados para enfrentar o discurso de ‘crise’ das empresas, com o intuito de achatar salários, pois o setor cresce a uma média de 10,2% ao ano nos últimos oito anos, e durante todo esse período as aéreas “sugaram” os funcionários para ampliar a produtividade e evitar novas contratações, criando um cenário de sobrecarga de trabalho em toda a aviação. Além disso, as aéreas sempre argumentam dificuldades financeiras, enquanto lucram.

A data-base de aeroviários e aeronautas (que somam cerca de 70 mil trabalhadores no país) é 1º de dezembro. A pauta de reivindicações foi entregue às empresas em 23 de setembro.

Os trabalhadores lutam por 20% de aumento sobre pisos salariais e benefícios econômicos (como vale-refeição) e 15% de reajuste sobre os salários, a fim de garantir a reposição da inflação e aumento real nos salários. Também lutam para reduzir a sobrecarga de trabalho, combater o assédio moral e melhorar as condições de segurança do Trabalho.

arte-campanha-salarial-2015-2016-midia-consulte-not1920

Share.

Comments are closed.