TAP: Ma? gesta?o em Portugal e Brasil afeta crescimento da companhia

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A incompete?ncia administrativa afeta o crescimento da companhia ae?rea TAP. Em 8 de julho, um A319 da ae?rea, com 65 passageiros a bordo e destino em Amesterda?, foi desviado para o Aeroporto de Orly, em Paris, devido a? despressurizac?a?o da cabine.
No dia 12, um avia?o da companhia teve um problema num dos reatores, provocando a queda de pec?as em Loures, na Grande Lisboa. No dia 24, a TAP confirmou o cancelamento de 37 voos programados ate? sa?bado (26), justificando a decisão com um atraso na entrega de seis avio?es Airbus a? companhia. A expectativa do governo portugue?s e? de que a situac?a?o se normalize em agosto, para que a estatal na?o seja prejudicada em seu processo de privatizac?a?o.
Agora, os pilotos da TAP, anunciam uma greve para o dia 9 de agosto, durante as fe?rias de vera?o no pai?s, em resposta a?s ma?s condic?o?es de trabalho e a?s negativas de reunio?es com acionistas da empresa. A TAP prepara um plano para agir diante da greve, e seus porta- vozes questionam a decisa?o dos trabalhadores, dizendo que ira? prejudicar a todos: empresa, funciona?rios, passageiros. A comissa?o de trabalhadores entende que os problemas sa?o conseque?ncia da falta de investimento somada a um crescimento desproporcional da rede com o objetivo de tornar a empresa mais atraente para a privatizac?a?o.
A greve é comandada pelo sindicato dos pilotos, o SPAC,?que realizou assembleia na qual 168 associados votaram a favor da paralisação, 11 abstiveram-se?e 14 votaram contra. Os pilotos esclarecem que o objetivo da greve de 24 horas é forçar o diálogo para “apurar o que se pode fazer” pela TAP e “apurar responsabilidades”. Eles não aceitaram as compensações oferecidas pelo presidente da TAP, Fernando Pinto e confirmaram o movimento grevista. “Nunca assistimos em 30 anos há saída de pilotos da TAP. Em dois anos e meio, perdemos quase 40 pilotos, todos eles altamente experimentados. Além disso, temos uma manutenção em completa desestruturação. Nós estamos a deixar destruir a TAP”, disse à imprensa portuguesa o presidente do SPAC, Jaime Prieto.
O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos?(Sitava) também não aceitou as compensações propostas pela TAP, alertando que a maioria das ofertas está contemplada em acordo firmado na Justiça e nunca cumprido pela empresa.
O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre prepara atividades em apoio à greve dos pilotos?em Portugal, com o intuito de denunciar,?no Brasil, os problemas de gestão da TAP ME, que afetam os trabalhadores locais. Assim como denunciar?as perseguições, demissões imotivadas de trabalhadores e sindicalistas, diminuição da força de trabalho, falta de investimentos em equipamentos e maquinário, riscos à segurança do trabalho e sucateamento da subsidiária, além do favorecimento de carreiras (caso Ostrão).
A TAP ME é a única grande empresa de manutenção aeronáutica no Brasil. (Com informações da imprensa portuguesa)

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