Outubro Rosa é sobre prevenção

É chegado mais um mês de outubro e com ele mais uma importante campanha pela prevenção do câncer de mama. Depois do câncer de pele, este é o tipo de câncer que mais mata no Brasil, e por essa alta taxa de fatalidade e pela necessidade de prevenção, este é um lembrete muito importante.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento desta doença estão o sedentarismo e o controle de peso, ambos combatíveis com a prática de exercícios físicos e com uma dieta adequada, e também o consumo de álcool, um excesso que deve ser evitado para diminuição das chances do desenvolvimento desta doença. Há ainda a questão genética, fator que deve ser levado em conta e que deve ser levado para o médico no momento dos exames preventivos.

“A prevenção com relação aos fatores de risco, o autoexame e consultas médicas regulares devem fazer parte da rotina das mulheres”, afirma o Sindicato. A entidade ainda reforça o alerta aos principais sintomas da doença, como presença de caroço geralmente indolor, pele avermelhada, retraída ou com casca laranja, alterações no pico do peito, nódulos na região das axilas ou pescoço e líquido anormal nas mamas. “Não só para nossa categoria, obviamente, mas este é um pedido que devemos fazer para todas as mulheres: levem esta questão a sério”, pontua a entidade.