Mulheres podem candidatar-se a despachante de voo na TAM

0

A TAM passou a permitir, recentemente, que mulheres candidatem-se a vagas de despachante de voo. A direção do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre defendeu esse direito das trabalhadoras em reunião com a empresa e considera positiva a conquista.

Todavia, em recente breafing, uma gerente da companhia afirmou aos funcionários que a igualdade de gênero na candidatura à vaga se deu por vontade da TAM, pois o Sindicato nunca havia levantado essa bandeira. Pouco depois, a mesma pessoa comentou a mudança com um dirigente do Sindicato, lembrando que o assunto foi trazido pela entidade em reunião com a empresa.

Essa gerência também tem sido criticada pelos aeroviários por tecer comentários negativos de funcionários demitidos durante os briefings. A postura já tinha sido questionada por trabalhadores demitidos e agora é criticada pelos empregados.

Apesar da candidatura de mulheres ao cargo de despachante de voo ser um avanço, ela vem acompanhada de uma situação negativa: já está em teste, em São Paulo, a junção das funções de despachante com despachante técnico, com o objetivo de reduzir custos através de demissões. O alerta já havia sido feito por sindicalistas da Lan Chile e trabalhadores da Gol.

Agentes x auxiliares: A TAM vem contratando muitos auxiliares de aeroporto e tem colocado esses auxiliares para atuar em tarefas dos agentes. Como os auxiliares têm salário menor, a empresa economiza, via desvio de função. O Sindicato irá tomar as medidas cabíveis.

Share.

Comments are closed.