Editorial: Sindicato de luta incomoda os patrões

0

Muitas empresas do setor aéreo têm ampliado suas atitudes antissindicais, como forma de retaliação à ação do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre. Elas incentivam os trabalhadores a apresentarem a carta de oposição à contribuição assistencial, pressionam para que não se filiem à entidade, recolhem Aerofolhas, demitem representantes sindicais e trabalhadores que apoia às ações organizadas em defesa de direitos trabalhistas.

O objetivo é enfraquecer a relação entre o Sindicato e os trabalhadores, porque assim fica mais fácil manipular os aeroviários, descumprir a CCT e a CLT, assim como as normas de segurança e saúde do trabalhador, e explorar a mais valia.

O acirramento dessa postura antissindical se dá porque a atuação do Sindicato tem sido mais forte a cada dia em defesa da categoria, e vem resultando em conquistas para os trabalhadores, como os adicionais de periculosidade ou insalubridade, que ampliam os gastos das empresas com a folha de pagamento. Na gestão atual do Sindicato, foram ingressadas na Justiça 26 novas ações coletivas contra a TAP ME, 26 contra a TAM, 11 contra a Gol e 33 contra as empresas de Serviços Auxiliares, dessas 17 contra a Swissport.

A perseguição aos trabalhadores e o assedio moral crescente é o efeito colateral das vitórias obtidas através dos protestos e das ações judiciais. O Sindicato vai continuar nesse trabalho, com energia e seriedade, e espera que os aeroviários apoiem ainda mais as lutas que a entidade vem travando, pois a atitude das empresas é errada: ao invés de reagir com autoritarismo e retaliação, deveriam simplesmente cumprir suas obrigações, respeitando o trabalhador, que não teria nada para denunciar ou reivindicar na Justiça.

O Sindicato está ao lado do aeroviário sempre, na TAP ME, no aeroporto, no interior do RS, onde a categoria estiver, e conta com o apoio de todos para seguir nessa luta em defesa da vida, da dignidade, de condições adequadas de trabalho, segurança, saúde e remuneração.

Nosso Sindicato segue no enfrentamento em defesa dos trabalhadores, não importa o partido que esteja no poder, pois o foco é o trabalhador e suas necessidades e direitos. Não apoiamos governos, partidos, nem usamos nossa entidade para usufruir de estabilidade. O trabalhador que não compreender esse cenário estará jogando contra si, pois acreditar no discurso das empresas e afastar-se do Sindicato significa enfraquecer essa luta importante, além do risco de perder tudo que já foi conquistado. Temos visto que, sempre que o trabalhador está numa situação ruim, como quando sofre um acidente de trabalho, as empresas se isentam da sua responsabilidade, ou garantem apenas o mínimo, deixando o funcionário à mercê, sem renda suficiente para recuperar-se e assistir sua família. Há poucos dias, a TAP ME pediu tratamento diferenciado para entregar a carta de oposição e ouviu um não, pois todos os trabalhadores são iguais, não importa o cargo.

Até agora nada foi feito em relação aos gerentes envolvidos no escândalo dos e-mails na TAP ME. Há poucos dias, os personagens da Disney Portuguesa foram “juntinhos” à São Paulo, para “trabalhar”, e já agendaram uma visita à Portugal, o que indica que a festa deve continuar. Isso humilha os trabalhadores que atuam de forma correta, respeitando a empresa. O que vale na TAP ME não tem sido o profissionalismo e a eficiência, e sim as “amizades”. Ética e plano de carreira? A gestão da TAP não sabe o que isso significa.

Um sindicato sério é coerente com sua missão: defender o trabalhador frente às empresas, aos órgãos públicos. Somos mesmo uma pedra no sapato das empresas que agem de forma irregular. Não abrimos mão disso e vamos seguir na luta. Filie-se ao Sindicato e faça parte!

Share.

Comments are closed.