Editorial: Não se omita; faça parte da luta!

0

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre foi fundado para representar os trabalhadores aeroviários. Desde o início, todas as ações em defesa da categoria exigiram muita unidade. Basta lembrarmos que os colegas que fundaram a Associação, em 1985, foram todos demitidos e somente após um ano de luta foram reintegrados na antiga Varig.

Um sindicato é criado para unir forças e para ser a casa do trabalhador. Foi isso que nossos colegas fizeram há quase trinta anos. E todos sabemos que, para manter uma casa são necessários recursos.

Espaço físico, equipamentos, funcionários e assessores para apoiar a luta e assistir os trabalhadores fazem parte desse investimento na defesa da categoria, que é repartido entre o conjunto dos aeroviários. Os recursos da entidade vêm de três fontes: a contribuição assistencial, o imposto sindical e a mensalidade dos sócios.

A contribuição é debatida e aprovada de forma democrática, transparente, todos os anos, durante a campanha salarial, nas assembleias. Ela é descontada de todos, em 2% de um salário, em duas parcelas de 1% mensais consecutivas, após a aplicação do reajuste salarial. O valor arrecadado custeia as despesas com a campanha salarial.

O imposto sindical,regido pelos artigos 578 a 610 da CLT, é outra fonte de recursos, só que esta bastante criticada por várias centrais sindicais pelo fato de ser imposta, ou compulsória. Ele é e descontado em março e o valor é dividido entre Ministério do Trabalho (10%), centrais sindicais (10%), confederações (5%), federações (15%) e sindicatos (60%).

A terceira fonte é a mensalidade do associado, que opta por contribuir o ano inteiro, por entender que o Sindicato é um espaço importante e que, por isso, deve fazer parte dele.

Assim, a relevância que o Sindicato tem na vida de cada trabalhador e no conjunto da categoria, defendendo condições dignas de trabalho, segurança no trabalho, maior remuneração, precisa ser percebida por cada um. As vitórias que o Sindicato conquista para os trabalhadores são fruto da luta coletiva e são divulgadas nos veículos de comunicação da entidade e no diálogo constante que a direção tem com os trabalhadores.

Nesse momento, em que concluímos mais uma campanha, conquistando mais uma vez aumento real para todos/as, é essencial que façamos uma reflexão sobre o Sindicato, sua atuação e sua necessidade de recursos para existir. Se o Sindicato é importante, a contribuição assistencial não é nenhum valor usurpado e sim um valor necessário e essencial, além de ser uma forma de o trabalhador contribuir com essa luta coletiva.

A empresa estimula os trabalhadores a apresentarem a carta de oposição à contribuição. O objetivo é enfraquecer o Sindicato, pois há uma disputa de poder entre trabalhadores (unidos através do Sindicato) e patrões pois os direitos trabalhistas e os reajustes reduzem os lucros.

Nós escolhemos a luta coletiva e te convidamos a fazer parte.

Share.

Comments are closed.