Companhias aéreas apelam para o TST e paralisam negociações

0

As companhias aéreas cancelaram a 3ª rodada de negociação que seria realizada nesta terça-feira (24/11), em São Paulo, entre sindicatos de aeroviários, Fentac/CUT e Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA).

A Fentac/CUT e os sindicatos foram surpreendidos com a decisão do SNEA. O sindicato patronal alegou que o cancelamento se dá em razão de um pedido feito junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), pelo SNEA e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), solicitando mediação nas negociações da campanha salarial.

Assim, o SNEA suspendeu, de forma unilateral, o calendário de reuniões previstas com os sindicatos de aeroviários e o Sindicato Nacional dos Aeronautas.

 

CAMPANHA RECÉM COMEÇOU

A campanha salarial está bem no início das negociações. A reunião do dia 24/11 seria a terceira rodada, após duas reuniões de apresentação de cenários econômicos: a primeira feita pelo SNEA e ABEAR; a segunda, pelos sindicatos de trabalhadores, Fentac/CUT e Dieese.

A atitude do SNEA é inédita. Nunca as empresas aéreas suspenderam negociações da campanha salarial sem que houvesse um importante impasse e as negociações já tivessem se arrastado por meses.  “A atitude demonstra incapacidade para negociar”, afirma a Fentac/CUT, em nota.

Aeroviários e aeronautas iniciam campanha salarial, todos os anos, no final de setembro. As negociações estendem-se de outubro a fevereiro, em muitos casos. A data-base das categorias é unificada. Os trabalhadores em campanha são os tripulantes de aeronaves (pilotos, copilotos, comissários/as de voo), e trabalhadores em terra. Eles somam 70 mil pessoas que atuam em empresas aéreas, de manutenção aeronáutica ou de serviços auxiliares à aviação.

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, assim como os demais sindicatos ligados à Fentac/CUT, repudia a decisão do SNEA de encerrar, de forma abrupta e prematura, as negociações. 

“Aeroviários e aeronautas seguem na luta por 15% de reajuste nos salários, 20% sobre os pisos e demais benefícios: nossa campanha continua”, destaca o Sindicato.

O fato é que TAM, Gol, Avianca e Azul estão se negando a dialogar, a negociar as condições de trabalho, ou apresentar uma contraproposta à pauta de reivindicação dos trabalhadores aeroviários e aeronautas.

A resposta dos trabalhadores, sindicatos e Fentac/CUT virá com ampla mobilização nos aeroportos.

A decisão das companhias aéreas contradiz a nota publicada, em 25 de novembro, no site da ABEAR:

“NEGOCIAÇÕES SINDICAIS 2015 – Sobre o ato de lançamento da campanha salarial de aeronautas e aeroviários, a ABEAR e o SNEA comentam que: “Estamos numa fase inicial de análise, pois acabamos de receber a pauta de reivindicações. Manteremos nossa tradição de dialogar, como em todos os anos. (…)”

O diálogo durou duas rodadas. 

O rompimento das negociações merece o repúdio de todos trabalhadores aeroviários/as e aeronautas.

O Sindicato já consultou o TST sobre a entrada desse pedido de mediação do SNEA, e aguarda a resposta do órgão.

Share.

Comments are closed.