Azul quer que Sindicato assine PPR “cheque em branco”

0

A Azul encaminhou ao Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, na última sexta-feira (12/12), uma proposta de Plano de Participação nos Resultados (PPR) e pediu à entidade que assinasse o documento (para que receba isenções de impostos previstas na lei) com brevidade, sem dar tempo para analisá-lo.

Não houve, nesse PPR, nenhum cumprimento à legislação, seja a eleição dos membros da comissão, a criação da mesma, a discussão da proposta, a divulgação a tempo das metas. Todavia, no texto do plano, a Azul diz que vem debatendo o PPR com o Sindicato desde agosto, o que é uma inverdade.

O plano não é claro e sua assinatura representa um cheque em branco para a Azul. A empresa diz que vai distribuir aos funcionários até 10% do seu lucro líquido, o que deve significar um PPR de 15% a 20% de um salário.

A princípio, o Sindicato posicionaria-se contrário à assinatura do PPR. Mas a entidade não quer deixar os trabalhadores sem o PPR. Além disso, por uma questão de democracia, é importante que os trabalhadores decidam sobre o tema. Assim, o Sindicato irá convocar, em breve, uma assembleia, para que os aeroviários da Azul deliberem sobre a assinatura ou não da proposta.

No ano passado, apesar do Sindicato não ter assinado o PPR, a Azul pagou o valor que decidiu, também de forma arbitrária . Todo ano, ela promete que no próximo haverá debate sobre o PPR, mas até agora isso não aconteceu.

Share.

Comments are closed.